Institucional

ISHTAR – ESPAÇO PARA GESTANTES

A História do Ishtar


O Ishtar - Espaço para Gestantes iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2007 com a união de três amigas em torno de um mesmo ideal. As suas próprias experiências de maternidade foram o pivô dessa união. Cada uma vivenciou a gestação, parto e maternidade de uma forma diferente de acordo com seus conhecimentos e instintos. Mas uma coisa foi comum às três: a vontade de parir e criar seus filhos de uma forma mais respeitosa, humanizada. Ao perceberam que esse desejo é bastante comum e crescente – apesar de difícil de concretizar na realidade brasileira atual - decidiram criar um grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, na zona sul de Recife.

    Foto: As fundadoras do Ishtar - Thayssa Rocha, Ana Katz e Ana Lúcia Toledo em Recife (Março/2008)
Nosso grupo não possui nenhuma conotação religiosa, e seu nome foi escolhido por simbolizar a natureza feminina, pois Ishtar era o nome pelo qual os acádios e, posteriormente, os assírio-babilônicos chamavam a deusa suméria Inanna, personificação do planeta Vênus. Era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra.


A logomarca do Ishtar foi construída por Patrícia Merlin e significa uma lua cheia (o círculo), uma placenta (árvore da vida) e as três fundadoras do primeiro Ishtar (bolinhas laranjas espaçadas em triângulo).
 

Ishtar era o nome pelo qual os acádios e, posteriormente, os assírio-babilônios chamavam a deusa suméria Inanna, personificação do planeta Vênus, era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra.

No Espaço Ishtar as famílias gestantes podem fazer preparação física e psicológica para o parto e pós-parto, bem como trocar experiências sobre amamentação e cuidado de filhos, e assim terem a oportunidade de tomar decisões mais conscientes e verdadeiramente protagonizar os seus partos e sua maternidade.

Após o primeiro Ishtar em Recife, outros estados e cidades tiveram suas ramificações da fertilidade Ishtar: Sorocaba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Campina Grande , Divinópolis e Cerquilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário